sábado, 2 de agosto de 2008

VARIADAS COLEÇÕES


Esta bela moeda espanhola de prata foi a base dos 960 réis, mais conhecido como PATACÃO. A peça tem 27 gramas de peso e valor monetário 8 reales. Mostra Carlous IIII em anverso. O furo pode ter sido feito com a finalidade de torna-lá um pingente, fato muito comum nas famílias antigamente. Um peça com furo tem seu valor depreciado no mercado em torno de 50%. Porém, pelo fato de serem antigas, é claro que são muito procuradas e colocadas em álbuns pelos admiradores da numismática.
A cédula da baiana de 50.000 cruzeiros reais circulou pouco tempo. Foi a última cédula antes de entrar em circulação o padrão monetário "REAL".Anverso: Éfige da Baiana. Reverso: Painel - Baiana do Acarajé.

Cédulas de 1 real - Banco Central do Brasil lançadas desde 1994 com assinaturas diferentes. Anverso: Éfige da República. Anverso: Beija-flor.
Na foto abaixo estão cédulas de 1 cruzeiro autografadas. Estas cédulas não tinham assinaturas do Ministro da Fazenda nem do Diretor da Caixa de Estabilização. Anverso: Marquês de Tamandaré(Joaquim Marquês de Lisbos). Reverso: Escola Naval do Rio de Janeiro.
Cédulas bem circuladas geralmente não são colecionáveis devido ao seu péssimo estado de conservação. Somente algumas raras ou as de padrão monetário "RÉIS" que colocamos nos álbuns.
No Brasil e no mundo existem diversos tipos de colecionadores dos mais variados estilos. As fotos demonstram produtos não muito comum de se colecionar, porém o que prevalece é a paixão e a vontade da pessoa em esolher por conta própria aquele que mais se identifica. Geralmente uma determinada pessoa coleciona mais de uma variedade de produto seja: cartões postais de alguma cidade ou país; caixas de fósforos ou rótulos das mesmas; rótulos de bebidas; bilhetes de loteria federal; miniaturas etc.
A foto abaixo é a feira de multicolecionismo existente nos Correios da Pituba-Salvador/BA que ocorre todos os sábados das 09 às 13 horas. São negociantes de cédulas, selos postais nacionais e estrangeiros, moedas, cartões telefônicos etc.




Feira nos dias de sábado na Agência dos Correios da Pituba/Salvador-BA.
Linda moeda de cobre de 80 réis de 1830 do Rio de Janeiro.



Foto abaixo focaliza pacote de 100 cédulas seriadas de 10 cruzados novos. Anverso: Carlos Chagas. Reverso: o notável médico trabalhando em laboratório. Abaixo - continuação de fotos da feira de Multicolecionismo de Salvador.









O postal acima retrata alguns bairros da cidade de Aracaju. O postal abaixo mostra um Estádio de Futebol da década de 40/50 da Alemanha Democrática - DDR.



Série de selos da Revolução de 1930.
Antigo LP de 1970, ano em que a seleção brasileira conquistou o tricapeonato mundial de futebol.
Cédulas de 5 cruzeiros 2ª estampa - Tesouro Nacional. Anverso: Barão do Rio Branco(José Maria da Silva Paranhos). Reverso: Conquista do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário