segunda-feira, 30 de março de 2009

100 anos do SPORT CLUB INTERNACIONAL. Leia mais . . .

Nova emissão - Centenário do Internacional: Dando início à série "Clubes de Futebol - Rumo à Copa de 2014", será lançado, em 4 de abril, o selo "Centenário do Sport Club Internacional".
Com valor facial de R$ 1,00, será impresso em folhas de 30 unidades e a tiragem total será de 1.020.000 selos. O lançamento, logicamente, será na cidade de Porto Alegre/RS.
Infelizmente, os Correios não emitirão envelope de 1º dia para FDC oficial, muito menos cartão-postal para máximo. Leia mais . . . .
Fonte: http://www.filatelia77.com.br/informativo/

quinta-feira, 26 de março de 2009

40 anos dos Correios





Hoje dia 26 de março os Correios comemoraram seus 40 anos de criação. Por solicitação do Deputado estadual Francisco Gualberto o Diretor regional Dr. José Fernando mostrou na Assembléia Legislativa um vídeo da atuação da Empresa em todo o território nacional e fez um pronunciamento que chamou a atenção dos deputados e do público presentes na Casa. Após sua apresentação a deputada Suzana Azevedo elogiou a Empresa e seus funcionários. Lembrou também do programa de Natal onde pessoas interessadas podem adotar uma carta com pedido ao Papai Noel de um presente. Outros deputados também elogiaram os funcionários e lembraram da brilhante atuação do coral CARTAVOZES.

Praça FAUSTO CARDOSO - recém inaugurada.








A Praça Fausto Cardoso foi recentemente inaugurada e custou ao cofre municipal pouco mais de 1,2 milhão de reais. Foi conservado o estilo do projeto original e pode ser observado comparando estas fotos com as que estão em exposição na Agência dos Correios até o fim do mês de março.








domingo, 22 de março de 2009

História dos BRASÕES.

Conheça a verdadeira história dos brasões de família e veja como se classifica a sua e o formato do seu brasão. Boa sorte.

O selo (brasão), oficializado através da Lei No 02, de 05 de junho de 1892, é usado em documentos e papéis impressos pelo Governo do Estado de Sergipe. O Professor Brício Cardoso foi autor do projeto de criação do selo do Estado. Ele considerou o índio – sendo Serigy ou Sergipe – abraçando a civilização, simbolizada pelo aerostato, invenção do brasileiro Bartolomeu de Gusmão.


FILATELIA - pesquisas diversas.



quarta-feira, 18 de março de 2009

Comemorações relativas aos 154 anos de ARACAJU.









Várias estão sendo as homenagens aos 154 anos de Aracaju. No dia 17 de março ocorreu mais uma corrida de São Cristóvão a Aracaju(confiram nas fotos). A AFINSE - Associação Filatélica e Numismática de Sergipe através de um de seus sócios estará expondo durante todo o mês uma Mostra que faz qualquer aracajuano ficar admirado com as belas fotos/postais antigos que vislumbram a Praça Fausto Cardoso e a Praia de Atalaia. O acervo pertencente a Waldemar Fontes Cardoso Neto conta com peças do início do século até a década de 90. Vale a pena fazer uma visita. Estão colocados a apreciação do público também envelopes comemorativos do centenário, calendários e selos relativos ao tema. Local - Agência Central dos Correios no Calçadão da Laranjeiras.




sábado, 7 de março de 2009

Mais um encontro semanal da AFINSE.




Aconteceu no dia 07 de março mais um encontro de colecionadores do Estado de Sergipe. Como sempre os Correios situado no Calçadão das Laranjeiras, cede seu espaço para os membros da AFINSE - Associação Filatélica e Numismática de Sergipe e demais simpatizantes pelo colecionismo. Nas fotos estão: Sr. Eduardo Seabra, Sr. Eduardo Pereira, Sr. Waldemar Cardoso, Sr. Luis como membros da entidade e demais simpatizantes presentes. O gerente da Filatelia Sr. João Vieira também prestigiou o evento.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Dia do FILATELISTA 2009.



Com o objetivo de prestigiar a FILATELIA, a faculdade FANESE localizada no Shopping RIOMAR em Aracaju solicitou a AFINSE - Associação Filatélica e Numismática de Sergipe uma apresentação que simbolizasse a passagem do dia daqueles simpatizantes por um pedacinho de papel. Na entidade estudantil foi colocado um pequeno painel retratando a filatelia e o multicolecionismo em geral com os seguintes temas: Homenagem aos Correios e Aracaju 154 anos, mostrando peças em quadras, envelopes, blocos, fotos e cartofilia. Já na Agência Central dos Correios a Associação apresenta uma Mostra com selos de mais de 20 países e sua culturas.



domingo, 1 de março de 2009

Loide Aéreo - selo de propaganda de 1959.

Loide Aéreo Nacional
A história do Lóide Aéreo Nacional inicia-se com a fundação da Empresa Carga Aérea S/A, em Anápolis, GO, em 22/12/1947, com o capital de 30 milhões de Cruzeiros. Seu fundador e primeiro presidente foi o médico Rui Vacani, o mesmo que em 1928 fundou a Nyrba, futura Panair do Brasil.
Rui Vacani era cunhado de Hugo Borghi, banqueiro e político paulista e entusiasta piloto-aviador amador. Borghi apoiou Getúlio Vargas, tendo sido seu grande eleitor para presidente da república. Atribui-se a ele a autoria do apelido de "marmiteiros" dado aos trabalhadores que apoiavam Vargas. Borghi gozava de favores de Getúlio, tornando públicos, no ínicio da década de 50, seus negócios de exportação de algodão que eram, dizia-se, favorecidos pelo presidente. Além de Borghi, eram acionistas da empresa Roberto Taves, um dos fundadores da Aerovias Brasil e o cel. Marcílio Gibson Jacques.
O grupo interessava-se inicialmente por um vasto projeto de colonização no interior de GO. A empresa transportava por via aérea material e trabalhadores até a área de colonização em Ceres. Empregava 3 aviões C47, um dos quais se acidentou.
Em 24/08/1949, a T.C.A. foi reorganizada, mudando seu nome para Lóide Aéreo Nacional, com o mesmo capital. Assumiu a presidéncia o Cel. Nero Moura, que na WWII comandara o Grupo de Caça da FAB na Itália. Moura afastou-se do Lóide quando foi nomeado ministro da aeronáutica, por Getúlio Vargas.
O Lóide Aéreo foi logo autorizado a importar 9 aviões Curtiss Commando, iniciando-se serviços regulares nas rotas RJ-BH-Carolina-São Luís, com pouso facultavio em Formosa-GO e RJ-BH-Lapa-Fortaleza.
Nos primeiros meses após sua reorganização, o Lóide formou um consórcio com as Linhas Aéreas Paulistas (LAP) e com a Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA). Na realidade, a partir de 1959, o Lóide praticamente incorporou essas duas pequenas empresas.
Progredindo aceleradamente, em 1956 o Lóide já contava com uma frota de 19 Curtiss Commando, 3 dois quais eram cargueiros e servia em todos os estados brasileiros, com exceção do estado de Mato Grosso.
Em 22/11/1956, o Lóide e a Panair assinaram um acordo operacional de 2 anos de duração, renovável se fosse bem sucedido. A base do acordo era a divisão do território nacional em áreas de influência ou zonas geográficas, na qual uma das empresas seria predominante para evitar a competição ruinosa.
Em fevereiro de 57, o Lóide encomendou 4 quadrimotores Douglas DC6, para passageiros, mas conversíveis para carga, ficando estabelecido que seriam alugados à Panair que os empregaria em seus vôos internacionais. Por sua vez, a Panair comprometia-se a não competir com o Lóide na exploração das rotas domésticas longas com esses aviões ou equivalentes, o que possibiltou ao Lóide usar nessas linhas os quadrimotores Douglas DC4, comprados durante o ano, da Western Airlines e United Airlines. Em conseqüência do seu insucesso, por várias razões, o acordo foi desfeito em 1958.
O Lóide continou sozinho na sua trajetória, com relativo sucesso. Os Douglas DC6 chegaram em fevereiro de 1959 e foram alugados à Panair, que os utilizou até 1961 e voltaram a usar as cores do Lóide.
Também em 1959 o Lóide inaugurou um serviço de transporte de carga para Miami, no Mês de julho. Dois DC4 foram comprados para substituir dois que se acidentaram.
Os negócios do Lóide declinaram em 1960, obrigando-o a iniciar uma guerra de tarifas, baixando substancialmente as suas. Os Os vôos vindos do Norte pelo litoral chegavam lotados ao Santos Dummont, o que valeu aos aviões do Lóide o apelido de "Navio Negreiro".
No dia 24/10/1961 o Lóide assumiu o controle da Navegação Aérea Brasileira (NAB), que continuou como empresa independente.
Em 1962, o Cel. Gibson depositou nas mãos da VASP, um pacote contendo o Lóide, NAB e a Lemcke, em troco de 600 milhões de cruzeiros, a serem pagos em 3 anos. Assim termina a rápida vida do Lóide Aéreo Nacional, que conseguiu no curto prazo de 12 anos, fazer algumas fortunas.
Aviões Operados TIPO QUANTIDADE PERÍODO:
Douglas DC-3 03 1948-1951
Curtiss Commando 33 1949-1962
Douglas DC-4 10 1957-1962
Douglas DC-6A 04 1961-1962
O Lóide utilizou ainda 3 Curtiss Commando da TABA, 3 DC-3 e 1 Curtiss Commando da LAP.
Douglas C47/DC3 Dakota:Foi o primeiro avião da cia. Inicialmente usou três versões militares (C47), que podem ser diferenciadas pelas portas de carga. Posteriormente ainda usou outros 3 modelos, quando formava um consórcio com a LAP. O DC3/C47 pode ser encontrado em diversas escalas e fabricantes, sendo que a 1/72 é a mais comum.
Curtiss C-46 Commando:Com certeza esse tipo foi o carro-chefe da Companhia. Um fato interessante é que essa foi uma das poucas cias. a usar o modelo em maior número que os DC3. O Curtiss Commando caiu no ostracismo, com o surgimento do DC3 e até no modelismo, são raras as opções. Existe apenas uma opção em 1/72 (William Bross) e outra em 1/144, em resina (muito raro).
Douglas DC4 Skymaster: O segundo tipo mais operado pela empresa foram os DC4. Eles eram usados principalmente para carga e para operar em rotas nacionais de longa distância.
Douglas DC6 Cloudmaster:O DC-6A era versão com portas grandes que permitiam também a carga de containers. Podia ser tanto usado para transporte de passageiros como de carga. No Brasil foram usados 4, todos adquiridos pelo Lóide Aéreo. Foram alugados pela Panair e usados de 59 a 61. Voltaram para o Lóide em 61 e mais tarde passaram para a VASP. As matrículas eram PP-LFA, LFB, LFC e LFD. A lista de kits usa o DC6B como referência, sendo necessário apenas, redesenhar as portas de carga.



Moeda 1 pound - TUTACAMON








Tutankamon, também conhecido como o “Faraó Menino”, nasceu em 1346 a.C e morreu, aos 19 anos de idade, em 1327 a.C. Foi faraó do Egito Antigo entre os anos de 1336 e 1327 a.C. Era filho do faraó Akhenaton.
Vida e morte
Ainda existem muitas dúvidas sobre a vida de Tutankamon. Foi o último faraó da 18ª dinastia. Durante seu curto período de governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido abandonado pelo pai Akhenaton. Sabe-se que morreu de forma traumática ainda na adolescência. Alguns pesquisadores acreditam que ele tenha sido vítima de uma conspiração na corte e, possivelmente, tenha sido assassinado com um golpe na cabeça.Tesouros de Tutankamon
A importância atribuída para este faraó está relacionada ao fato de sua tumba, situada no Vale dos Reis, ter sido encontrada intacta. Nela, o arqueólogo inglês Howard Carter encontrou, em 1922, uma grande quantidade de tesouros. O corpo mumificado de Tutankamon também estava na tumba, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de ouro. O caixão onde estava a múmia do faraó também é de ouro maciço. Na tumba de Tutankamon foram encontradas mais de cinco mil peças (tesouros). Entre os objetos estavam jóias, objetos pessoais, ornamentos, vasos, esculturas, armas, etc.A maldição de TutankamonDurante a escavação da tumba de Tutankamon, alguns trabalhadores da equipe morreram de forma inesperada. Criou-se então a lenda da Maldição do Faraó. Na parede da pirâmide foi encontrada uma inscrição que dizia que morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó. Porém, verificou-se depois que algumas pessoas haviam morrido após ter respirado fungos mortais que estavam concentrados dentro da pirâmide.




Rótulos antigos de caixas de fósforos.




Existem colecionadores que admiram rótulos de caixas de fósforos. Há diversos tipos diferentes de rótulos antigos nacionais: Aviação, Paraná, Fiat Lux, Granada e muitos outros.



Coleções de rótulos de bebidas - outra mania.



Existem entre os vários colecionadores, aqueles que se interessam em juntar rótulos de bebidas de várias épocas. Podem ser refrigerantes ou cervejas do Brasil e de diversos países ficando essa escolha a critério de cada colecionador. Álbuns específicos não existem mas podemos acomodar as peças em classificadores de selos, álbuns de retrato ou até de cédulas. Pode-se também fazer uma montagem criativa. Portanto, essa modalidade de colecionismo também são admiradas por um grupo de apaixonados pela história das bebidas.



Salário Mínimo Brasileiro - várias épocas