quinta-feira, 29 de julho de 2010

Encontradas na Grã-Bretanha cerca de 52.500 moedas do Império Romano




Um caçador de tesouros do Reino Unido, encontrou cerca de 52.500 moedas romanas, uma das maiores descobertas desse tipo até hoje na Grã-Bretanha. O tesouro foi avaliado em £ 3.300.000 (cerca de 9 milhões de reais) e inclui centenas de moedas com a imagem de Marcus Aurelius Carausius, que tomou o poder na Grã-Bretanha e no norte da França no final do século III, proclamando-se imperador. Dave Crisp, um caçador de tesouros, localizou as moedas em abril, usando um detector de metais, em um campo no sudoeste da Inglaterra. Estavam enterradas em uma jarra grande, a 30cm de profundidade e pesavam cerca de 160kg. Crisp disse que um sinal "engraçado" no seu detector de metais o levou a iniciar a escavação. "Coloquei minha mão dentro, tirei um pouco de barro, no qual havia algumas moedas romanas de bronze, muito, muito, pequenas, do tamanho da minha unha", disse Crisp. Ele retirou cerca de vinte moedas antes de descobrir que elas estavam em um pote, percebendo então que precisava de ajuda especializada. "O fato do Sr. Crisp resistir à tentação de desenterrar as moedas permitiu que arqueólogos do Somerset Country Council escavassem cuidadosamente a panela e seu conteúdo, garantindo uma prova importante sobre as circunstâncias do seu enterro", disse Anna Booth, do Somerset Council. Um inquérito irá determinar se o achado está sujeito à lei do Tesouro, um passo formal para determinar um preço a ser pago por qualquer instituição que deseje adquirir o tesouro, um dos maiores já encontrados na Grã-Bretanha e que irá revelar mais sobre a história da nação no século III. A descoberta inclui cerca de 760 moedas do reinado de Carausius, oficial romano naval que tomou o poder em 286 e governou até ser assassinado em 293. "O final do século III dC foi um momento em que a Grã-Bretanha sofreu invasões bárbaras, crise econômica e guerras civis", disse Roger Bland, do Museu Britânico. O domínio romano foi finalmente estabilizado quando o imperador Diocleciano formou uma coalizão com o imperador Maximiano, que durou vinte anos. Este derrotou o regime separatista que tinha sido estabelecido na Grã-Bretanha por Carausius. Segundo Bland, "esta descoberta é uma grande oportunidade de colocar Carausius no mapa da história britânica. Crianças em idade escolar estudam há décadas a Bretanha Romana, mas nunca são ensinadas sobre Carausius, nosso imperador que perdeu a Bretanha". Segundo o departamento do Museu Britânico responsável pela descoberta de tesouros, este soma-se a outra importante descoberta ocorrida no ano passado, quando foram localizadas 1.500 moedas anglo-saxônicas, a maioria de ouro, na Inglaterra Central.


Fonte: informativo da filatelia77




Visite ARACAJU pela ponte "JORNALISTA JOEL SILVEIRA" e não ganhe várias multas

Informações inportantes ao aracajuano e turista - existem pelo menos três radares de velocidade máxima de 60 km do TECARMO até a ponte Jornalista Joel Silveira. Você que ainda não os conhece é bom ter cuidado para ser surpreendido com multas que irão encher de reais os cofres do Município e do Estado. Alertamos neste blog pois, gostaríamos que todos que aquí chegam ou saem não levem consigo más impressões do tipo: "visite Aracaju e ganhe uma multa" como vemos em alguns adesivos dos carros.
Pardal próximo à praça/rótula do Povoado Mosqueiro


Pardal próximo à ponte logo após o posto da Polícia Militar

Pardal logo após o TECARMO no sentido Aju/ponte Joel Silveira









quarta-feira, 7 de julho de 2010

MUSEU DO PALÁCIO DO GOVERNO DE SERGIPE - visite e conheça

Quem quiser passear no passado político de Sergipe é só fazer uma visita ao Palácio do governo de Sergipe Olympio Campos, antiga sede do governo e hoje Museu aberto a visitação pública. A entrada é gratuita e tem pessoal treinado para contar um pouco dessa história. Há na parte térrea uma pequena cafeteria muito bem visitada. Enfim alguém teve uma grande idéia de revitalizar algumas antigas edificações de nossa cidade. Abaixo estão algumas fotos do então MUSEU.




Clic na foto abaixo